Relatórios

Missão Tabuleiro Limpo

  • Logo Missão Tabuleiro Limpo

No âmbito da disciplina de Oficina Multimédia, foi-nos proposto criar um logo que representasse a nova iniciativa do Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas, a Missão Tabuleiro Limpo, a partir do programa Adobe Illustrator. Esta Missão tem como objectivo incentivar os alunos do Colégio que almoçam na cantina, a não desperdiçar a comida que lhes é servida.

Obter um logo simples mas de fácil compreensão foi o princípio básico para a minha proposta. Não pretendia de forma alguma obter uma imagem demasiado complexa ou subjectiva, queria algo em que se pudesse compreender facilmente o seu objectivo. Afastar-me da definição de um logo também não me pareceu apropriado, pois teria outras oportunidades para abordar a ilustração. Tive igualmente cuidado com o propósito do seu design para não ser de carácter muito infantil, queria essencialmente captar uma audiência de uma maior faixa etária. Inspirei-me em logos simples e agradáveis visualmente, oriundos de um site que foi divulgado à turma, o Logo Lounge :

Vários esboços foram feitos mas mantive sempre a  ideia base: a planta de um tabuleiro com um prato limpo no centro e talheres organizados. A ideia foi mais desenvolvida e deu origem ao esboço 2, o desenho principal, pelo seu maior dinamismo nas diferentes posições dos talheres que bloqueiam o prato, mantendo a intenção da refeição já terminada.

esboço 1

esboço 2

esboço 3

Ao partir para a vectorização da imagem, usei a ideia inicial do esboço para poder criar uma nova imagem, sem camadas, porque era algo bastante simples de efectuar. Usei a cor vermelha para o tabuleiro porque é a cor mais aclamada de todas. Foi também desenvolvida a ideia dos talheres expostos por cima do prato. Mais tarde, foi desenvolvida a noção da cor; as cores dos tabuleiros são exactamente as mesmas  da cantina. Usei transparências, sobreposições e eliminei os talheres do centro para simplificar a imagem. Inseri o texto para dar a conhecer o nome da iniciativa.

Logo final

O resultado final acabou por não ficar exactamente como pretendia, devido a alguns percalços durante a sua realização.  Desde o início da proposta que existiram alguns problemas pelo facto de não ter computador portátil e não poder usar uma versão do Adobe Illustrator instalável, mas sim Portable; e mesmo as essas versões portáteis não resultavam na maioria das vezes. Como não conseguia guardar os estudos do logo, fiquei com pouco tempo para explorar mais o programa e obter um trabalho mais rico.  Dias antes da entrega do trabalho, elaborei tudo mas foi-me impossível guardar as definições. Mesmo que a versão de estudos seja muito pobre, acho que o logo ficou agradável e eficaz na sua comunicação.

  • Pin Missão Tabuleiro Limpo

Neste novo projecto, foi-nos proposto criar uma imagem para um pin, novamente no programa Adobe Illustrator . Este pin e os pins feitos pela restante turma são parte da Missão Tabuleiro Limpo, é um objecto de incentivo à iniciativa – os pins serão brevemente distribuídos na cantina do Colégio, a quem concluir devidamente uma refeição, será entregue um autocolante, e a cada cinco autocolantes coleccionados, o aluno terá direito a um pin (tudo isto está informado no site do Colégio, aqui.)  Neste projecto, ao contrário do anterior, não era necessário cingir-mo-nos à ideia do “prato limpo”, pois aqui era dada alguma liberdade nesse aspecto. Contudo, penso que a comunicação era necessária e a atracção visual obrigatória.  Ao fazer pesquisa, procurei inicialmente algumas imagens de pins; mais tarde, ilustrações. De tudo o que encontrei, apenas uma imagem se destacou (em baixo) pela sua vivacidade de cores, texturas e design. Essa imagem serviu-me de base para tudo o que viria a seguir.


Depois da pesquisa de texturas, parti para os esboços. Estes não se diferem muito uns dos outros, os aspectos que persistem são uma cara de perfil, alimentando-se com êxtase: com uma boca bem aberta e uma expressão ansiosa. Tentei, de certa forma, captar o interesse da iniciativa e a reacção de quem nela participa.

Esboços



Na vectorização da imagem, usei a primeira face do terceiro esboço e desenhei-a no programa. Decidi que essa imagem seria o centro do todo o pin. Mas o trabalho principal foi copiar e colar texturas e sobrepô-las: duas das texturas serviram de fundo e as outras duas para o centro, as “máscaras” foram uma constante. Pretendi que as suas cores fossem vivas e alarmantes para que chamassem à atenção e para que se conseguisse entender devidamente o seu conteúdo.

Pin Final

Ao início o resultado final era para ser o pin de papel amachucado com o letteringME GUSTA“, mas mais tarde desenvolvi ainda mais a ideia. O lettering acabou por ser retirado pelo seu indício de “sentido ambíguo” e foi substituído pelo rectângulo da textura de cortiça com a edição de “tom queimado”. Gostei bastante do resultado final e da sua vivacidade. Foi com mais tempo que consegui perceber bastante melhor o programa, explorei as suas características mais a fundo e com bastante autonomia. Penso que ficou um trabalho bastante atractivo para se distribuir às massas.

Abençoados Comentários!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: