Ilustração Digital

Foi-me proposto fazer uma ilustração digital usando três tipos de media: fotografia, desenho manual e digital. Isto tudo usando dois únicos programas, Photoshop e Adobe Ilustrator. O tempo para cumprir com o trabalho era muito curto, por isso tive que improvisar. Então, decidi usar uma fotografia da minha autoria, com o fantástico Vladimir (1), imitando uma pose digna de bailarina! Este foi o meu ponto de partida para o meu próximo improviso – usar uma gravura, também da minha autoria, com desenhos de insectos (2). Decidi inserir o desenho como fundo, fazendo salientar a figura do Vlad, curiosamente com uma pose bastante graciosa! Ao salientar a figura central, criei um efeito de uma fita vermelha a contornar e a contorcer nas formas do boneco, assim como algumas  manchas vermelhas, a simular sangue. A fita foi desenhada no Photoshop com uma mesa digital.

1. Vladimir bailando.

2. Gravura

O resultado final desta ilustração foi de longe o esperado; posso até acrescentar que foi apenas para cumprir calendário. No entanto, penso que até ficou algo interessante, apesar da sua pouca visibilidade. O fundo escuro é algo que incomoda repetitivamente, assim como o fundo. Há algum excesso de composição; era necessário “limar” algumas coisas para que o trabalho ficasse com alguma simplicidade. Less is more! Mas aqui, total fracasso.

Resultado final

É claro que odiei o resultado e decidi então fazer outra proposta. O dilema era saber qual. Mas logo saiu esse problema da minha cabeça quando numa prodigiosa sexta-feira assisti a uma apresentação do trabalho de um ilustrador digital (o senhor Sebastião Peixoto) e fez “plim!” na minha cabeça quando o vi a desenhar na sua tablet. Como nessa semana tinha recebido uma caixa de bolas magnéticas chinesas, surgiu-me a ideia de me inspirar nisso. No interior da caixa chinesa tinha um papel com letras muito desalinhadas (3), com um aspecto muito vintage. Falava sobre o efeito que as bolas podem ter na nossa saúde, mas em inglês, em muito mau inglês. Mas eu achei piada, e foi um ponto de partida – é isso que interessa. Tirei-lhe uma fotografia. Depois, imaginei como poderia inserir as bolas magnéticas na composição e imaginei um chinês, com um traje muito típico, a enfiar as bolas pelo naiz ou pelo um olho – isto, é claro, sempre acompanhado com uma expressão de lorpa. Desenhei manualmente o chinês (4), chamado Ying Yang, e coloquei-o na parte inferior direita da composição. Na parte do texto, pintei em pinceladas castanhas por cima e criei uma trasparência na fotografia para que os dois elementos se misturassem. De seguida apenas colori o desenho da figura central e criei um ambiente. toda a parte colorida foi feita no Photoshop , com mesa digital.

1. Fotografia do texto que encontrei no interior da caixa de bolas magnéticas.

4. Desenho do Ying Yang.

 

Ao colorir o desenho na mesa digital, surgiu um problema grave (no mínimo). Ao acabar o meu trabalho no Photoshop, o computador encrava- isto, no momento mais crucial. Decidi ser astuta, apesar de ter dito alguns palavrões para o meio, e tirei uma fotografia ao meu trabalho final. Ficou com este aspecto (5), com uma textura relativamete interessante.

5. Fotografia do desenho digital.

O resultado final desta segunda tentativa foi, na minha opinião, bem sucedida. Penso que houve uma coerência na organização do espaço e do campo visual, na combinação das cores, na qualidade técnica dos desenhos manual e digital e do tema.  O fracasso – que foi o crashar do computador na fase final- até combinou com todo o resto. Com paciência, vai-se lá!

Só há algo, algo muito pequeno que falta no trabalho. Mas não sei qual é, porque não tive tempo para pensar trabalhar melhor nisso.

Resultado final da segunda tentativa.

Penso que este trabalho de ilustração digital correu bem, já que tive exactamente dois pontos a favor: (1) o facto de ter cumprido calendário e (2)  facto de te feito um segundo bom trabalho. Isto faz uma óptima mistura, como uma sopa que tem dois igredientes essenciais que combinam na perfeição. No final todos comem a sopa com grande vontade e satisfação e vão felizes no caminho para  casa. Espero que a sopa tenha sido agradável, porque paa mim também foi. Foi, sim senhora! Fiz o trabalho com muito gosto – falo a sério.

Abençoados Comentários!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: